A importância da manutenção hospitalar

April 5, 2018

 

O gerenciamento da manutenção hospitalar tem o papel fundamental de garantir o bem-estar dos pacientes. É um engano pensar que um hospital ou clínica precisa apenas de uma equipe médica eficiente e qualificada. Sem o suporte de equipamentos de qualidade e em bom estado, o trabalho pode ser comprometido.

 

Entretanto, é comum que a importância da manutenção hospitalar não seja reconhecida como deveria. E o resultado pode ser uma série de problemas e riscos desnecessários. Pensando nisso, criamos esse post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto para desenvolver um sistema de gerenciamento e controle de manutenção eficiente. Confira!

 

Por que a manutenção hospitalar é fundamental?

 

Equipes que atuam por trás do tratamento dos pacientes, como a de manutenção, têm tanta importância quanto a equipe médica. Nenhum atendimento que dependa de equipamentos hospitalares pode ser executado com qualidade e tempo hábil sem que a manutenção garanta o bom funcionamento deles.

 

A responsabilidade é ainda maior do que na maioria dos setores de atuação profissional. Afinal, se um equipamento falha, pode haver uma interferência no tratamento de um paciente, colocando sua vida em risco. Uma morte como resultado da falta de cuidados básicos com equipamentos de um hospital é, sem dúvida, algo que ninguém quer presenciar.

 

Além disso, a manutenção hospitalar traz consigo alguns benefícios, conforme destacaremos a seguir.

 

Mais Controle Para o Gestor

O processo de gestão de manutenção pode ser desafiador e, muitas vezes, delicado. Devido ao fato de que um erro pode afetar na saúde de um paciente, é preciso entender as características específicas do serviço para atuar com eficiência. Isso envolve manter os equipamentos funcionando continuamente.

 

Mais Qualidade no Atendimento

Um profissional da área da saúde só pode trabalhar com tranquilidade se tiver confiança nos equipamentos que dão suporte às suas funções. Iniciar um tratamento sem a certeza de que tudo vai ocorrer como previsto é um problema com o qual eles não devem ter de lidar. Aí entra a importância da manutenção hospitalar.

 

Previsibilidade Para os Investimentos

Como dito anteriormente, a manutenção permite que o gestor tenha mais controle sobre a vida útil dos equipamentos. Isso significa um grande benefício também para a administração do hospital. Afinal, toda mudança em sua dinâmica interna deve ser avaliada do ponto de vista financeiro.

 

Uma manutenção hospitalar eficiente permite que o gestor desenvolva um planejamento para a substituição dos equipamentos. Todos eles têm vida útil e, eventualmente, precisarão ser substituídos. Com esse planejamento em mãos, a administração passa a ter uma previsão de quando e quanto será necessário investir.

 

O resultado é uma administração mais eficiente, com planejamento de gastos a curto e longo prazo.

 

 

Agende já uma visita conosco, para realizar o agendamento é bem simples. Entre em contato com nossa central de atendimento pelo telefone (0xx38) 3081-1545 Ou acesse nosso site www.apeldobrasil.com

 

Please reload

Featured Posts

Pesticida usado em reservas de água pode ser causa de Microcefalia

February 16, 2016

1/7
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive
Please reload

Search By Tags